União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade 351612

Diversas 466n2h

Atvos investe em infraestrutura para combate a incêndios e em ações para alertar população sobre período de queimadas
Com uma frota de 150 veículos e 1.300 colaboradores capacitados para auxiliar o combate às ocorrências, empresa reforça conscientização das comunidades próximas de suas unidades agroindustriais no Centro-Oeste e Oeste Paulista
Publicado em 13/06/2023 às 16h14
Foto Notícia
A Atvos, uma das principais empresas de biocombustíveis do país, reforça sua responsabilidade socioambiental com diversas ações nos seus polos agroindustriais para conscientizar a população sobre os cuidados para evitar e combater incêndios. Assim, nesta safra de 2023/2024, a companhia se une a entidades do setor, Corpo de Bombeiros e polícia ambiental para apoiar a campanha #ZeroIncêndios desenvolvida pela União Nacional da Bioenergia -- UDOP.

Durante o inverno, o tempo seco e a escassez da chuva contribuem para o aumento da ocorrência de incêndios e favorecem a propagação de queimadas, que causam muitos prejuízos e, principalmente, ameaçam a segurança e a saúde das pessoas e do meio ambiente. Segundo dados do Monitor do Fogo, divulgados pelo MapBiomas, rede de organizações que fazem o monitoramento das áreas queimadas no País, mais de 16,3 milhões de hectares foram queimados em 2022.

"De junho e setembro, o risco de queimadas aumenta principalmente no Sudeste e Centro-Oeste, onde atuamos com nove unidades agroindustriais. A seca nessa época do ano facilita para que as chamas se espalhem do campo para as áreas urbanas, por isso, também é nosso dever contribuir para informar e capacitar as comunidades dessas regiões mais vulneráveis sobre como é possível prevenir focos de incêndios e, em caso de ocorrência, como agir e a quem recorrer", afirma Leonardo Mendes, gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Atvos.

Entre as medidas adotadas estão a conscientização diária dos mais de 9 mil colaboradores para que eles multipliquem o conhecimento adquirido para familiares e amigos; as visitas das brigadas de incêndio da companhia a escolas públicas ao redor das operações em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e São Paulo; a realização de atividades de simulação, identificação e combate ao fogo controlado nas cidades; a realização de visitas e palestras sobre os impactos das queimadas e a distribuição de panfletos com dicas básicas de prevenção e de atitudes que cada pessoa pode adotar em prol da segurança da comunidade e do meio ambiente, entre as quais:

* Não realizar queimadas nos terrenos;
* Manter terrenos sempre limpos;
* Não queimar lixos e resíduos. Colocar esses materiais em sacos e deixar em local adequado para a coleta;
* Criar aceiros em caso de residência no campo (faixas sem vegetação ao longo das cercas e estradas que ajudam a proteger seu terreno contra as chamas);
* Não jogar bitucas de cigarro em qualquer lugar;
* Manter terrenos livres de materiais que alastram fogo, como vidros, latinhas e embalagens metalizadas de alimentos;
* Não soltar balões;
* Em caso de fogo, não se arriscar: acionar as autoridades competentes e informar a localização da ocorrência;
* Acionar o Corpo de Bombeiros no telefone 193 ou a Defesa Civil no telefone 199.

Comprometida com a segurança, a Atvos já adota medidas efetivas para combater incêndios em suas operações, onde a colheita é 100% mecanizada, estando vetada a prática da queima da cana-de-açúcar. Por precaução, também são adotados procedimentos rigorosos para evitar que o fogo se inicie, por exemplo, a medição a cada hora da temperatura das colhedoras com um termômetro digital a laser. Caso ela esteja acima do normal, o veículo é encaminhado para avaliação mecânica na hora, evitando riscos. Além disso, todas as unidades da companhia integram o Plano de Auxílio Mútuo Emergencial (PAME), grupo formado por empresas, governos e comunidades para auxiliar de forma integrada no atendimento emergencial a incêndios e queimadas nas localidades onde atuam.

Infraestrutura robusta aliada à nova tecnologia da Atvos

Embora o foco das ações seja a prevenção, a empresa possui uma estrutura completa com profissionais treinados em todas as suas unidades agroindustriais, que juntas possuem um total de 1.300 colaboradores capacitados para evitar e auxiliar no combate a incêndios. Além disso, a empresa conta com uma frota composta por cerca de 150 veículos, entre caminhonetes, carretas, cavalos mecânicos e tratores, além de sistemas avançados para atuação contra incêndios e equipamentos, como motobombas, sopradores, enleiradores, aceiradores, mangueiras e Kits LGE (Líquido Gerador de Espuma, um produto não-tóxico e biodegradável utilizado para extinguir as chamas com mais rapidez) nos caminhões, entre outros.

Para a safra 2023/2024, a Atvos investiu em uma inovação nos caminhões das brigadas agrícolas de todas as suas unidades. Graças ao Avante, um programa estruturado para incentivar os colaboradores a participarem com ideias para melhorar as operações da companhia, cerca de 25 veículos contam, a partir de agora, com um canhão d?", explica Leonardo.

#ZeroIncêndios

A campanha #ZeroIncêndios da UDOP tem como objetivo mostrar o papel sustentável e muito ligado às questões ESG do setor sucroenergético, e reforçar que a prática de incêndio é crime, prejudica a biodiversidade e traz prejuízos financeiros e riscos à saúde e à vida de todos. Peças como panfletos, cartazes, faixas, outdoor, busdoor e posts para redes sociais fazem parte da comunicação e serão utilizadas pela Atvos e demais parceiros ao longo do ano. A empresa também fará inserções nas rádios locais, a fim de trazer o tema para um amplo debate e estimular na população atitudes de prevenção. Vale destacar que uma delas é ter sempre à mão os contatos das autoridades preparadas para atuar contra qualquer indício de fogo: Corpo de Bombeiros (193) e Defesa Civil (199).

A iniciativa conta ainda com apoiadores regionais:

* Goiás: Sindicato da Indústria de Fabricação de Etanol do Estado de Goiás (SIFAEG) e Corpo de Bombeiros do Estado.
* Mato Grosso do Sul: Associação de Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul (Biosul); Polícia Militar Ambiental e Corpo de Bombeiros do Estado; e Plano de Auxílio Mútuo Emergencial (PAME) do Vale do Vacaria.
* Mato Grosso: Prefeitura de Alto Taquari, Corpo de Bombeiros do Estado e Concessionária de Rodovias Via Brasil MT 100.
* Oeste Paulista: Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade (CFB) da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo; Polícia Militar Ambiental e Corpo de Bombeiros do Estado.

Sobre a Atvos

A Atvos é uma empresa de bioenergia, sendo uma das maiores produtoras de etanol do país. A partir da cana-de-açúcar, a companhia tem capacidade para produzir cerca de 2,9 bilhões de litros de etanol, que podem movimentar 58 milhões de carros compactos; 650 mil toneladas de açúcar VHP, capaz de adoçar mais de 18 milhões de festas de aniversário; além de cogerar aproximadamente 3,9 mil GWh de energia elétrica a partir de biomassa, suficiente para abastecer uma população de mais de 18 milhões de pessoas. Possui mais de 9 mil integrantes nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo, onde estão localizadas suas nove unidades agroindustriais.

Como um player relevante na geração de energia limpa e renovável, a empresa é uma das principais emissoras nacionais de créditos de descarbonização (CBIOs), tendo renovado a certificação do RenovaBio de todas as suas unidades agroindustriais até 2025. Ainda pela frente socioambiental, conta com o Energia Social, que apoia projetos voltados para temas como educação, cultura, saúde, segurança, meio ambiente e atividades produtivas. A iniciativa tem como objetivo fomentar o desenvolvimento socioeconômico e promover melhoria na qualidade de vida das comunidades onde a companhia atua.
Fonte: Atvos
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas